Me Siga

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.

Casa-hotel Uxuá no Quadrado em Trancoso: conheça esse lugar cheio de belezas naturais

O nordeste brasileiro, especialmente a Bahia, é repleto de paisagens paradisíacas e, por ter sido o lugar onde os europeus desembarcaram pela primeira vez ao chegar no país, também é cheio de lugares históricos. 

Um desses lugares é Trancoso, localizado no município de Porto Seguro, no litoral baiano. Com uma população de pouco mais de 11 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010, esse é um dos vilarejos mais antigos do Brasil e se tornou um ponto turístico desejado por viajantes do norte ao sul. 

RelacionadoPosts

A comunidade de Trancoso se constituiu em torno de uma praça principal que ficou conhecida como Quadrado e, dentro dessa área é possível encontrar o hotel Uxuá, opção para quem curtir o passeio com uma acomodação de qualidade e muitas alternativas de lazer. 

Vem conferir um pouco mais sobre esse lugar incrível e patrimônio do Brasil!

As casas no hotel Uxuá

As acomodações dentro do Uxuá podem ser consideradas como uma “casa-hotel”. 

Existe uma área comum, onde é possível encontrar a recepção, o restaurante, áreas de descanso, piscina, casa na árvore e até um spa com ofurô. 

No entanto, o que num hotel comum chamamos de “quarto”, dentro do Uxuá os hóspedes ficam em casas.

O complexo é composto por 13 casas no total e todas são bastante espaçosas e seguem a arquitetura tradicional de Trancoso: com um aspecto mais colonial, bastante coloridas e muita beleza natural.

As casas têm uma decoração interna rústica e elegante, com muita madeira e aspectos em branco principalmente. Contam com quarto, banheiro, uma sala com televisão e cozinha, onde os hóspedes podem optar por cozinhar.

Outra opção que o hotel oferece é a entrega das refeições nas casas, preparando toda a mesa com os alimentos que os visitantes solicitem ao serviço.

A conexão entre as casas e a área comum do hotel é feita por meio de um caminho que parece uma floresta, com diversos tipos de árvores.

O Uxuá, como mencionamos anteriormente, tem um restaurante na área comum que também é aberto ao público, com acesso pela praia.

Bem como as decorações rústicas das casas, a parte externa também tem detalhes que encantam e carregam muita história de Trancoso. Até fotos bem antigas e uma máquina de tear podemos encontrar por lá.

Passeios que podemos fazer no Quadrado em Trancoso

O ponto turístico mais tradicional é a Igreja de São João Batista, construída pelos jesuítas na época da fundação de Trancoso. Além de conhecer um pouco da história e cultura local, quem visita a igreja também pode ter uma vista impressionante do mar. A comunidade é toda cercada por uma área de muito verde.

Fora o passeio histórico e as diversidades da natureza de Trancoso, a região do Quadrado também oferece opção de lazer noturna. 

Com uma variedade de restaurantes em torno da área, o turista pode conhecer a culinária típica enquanto aproveita os encantos que a decoração da região apresenta às noites, com luzes e, claro, muitos recursos naturais.

Um pouco da história de Trancoso

Mesmo sendo uma região bastante frequentada por turistas hoje em dia, Trancoso demorou para ser “descoberto” pelo mundo todo.

Segundo Max Justo Guedes, que foi um almirante da Marinha Brasileira e trabalhou no Serviço de Documentação, Pedro Álvares Cabral e os portugueses que chegaram ao país em 22 de abril de 1500 desembarcaram no Rio Frades, que fica em Trancoso. 

Além desse fato curioso, os documentos mostram que Trancoso realmente foi um dos primeiros vilarejos do Brasil, sendo fundado em 1583 pela aldeia jesuíta São João Batista dos Índios. As primeiras casas levantadas foram em torno da Praça de São João e, logo atrás, foi construída a igreja.

Entretanto, essa comunidade ficou reclusa por vários séculos, sendo habitada apenas por alguns pescadores e fazendeiros. 

Foi só em 1970 que Trancoso passou a ser conhecido a nível nacional quando um grupo de hippies descobriu o vilarejo, se encantou com as belezas naturais e o estilo colonial e se instalou por ali. 

Esse grupo se deu bem com os moradores que já estavam por lá e contribuiu ainda mais para o desenvolvimento turístico da região, criando essa energia única que os turistas encontram por lá.

Patty Leone

Patty Leone

Com uma bagagem de mais de 20 anos voando pelo mundo afora, amo dar dicas e compartilhar minhas experiências.

Related Posts

Discussion about this post

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.