Évora fica na região do Alentejo, e é a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades Europeias mais Antigas. Antiga mesmo! Isso significa que a cada partezinha de Évora, você cruza com a história, incluindo, por exemplo, colunas romanas do século 1.
É como se fosse um passeio a um museu a céu aberto, uma cidade saída dos livros de história. E como uma cidade tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO, você já deve imaginar a importância de suas obras. Veja alguns lugares imperdíveis em Évora:
Uma capela diferente de tudo o que você já viu
Visitei uma capela muito curiosa, decorada com ossos humanos retirados de cemitérios da região e que fazem a gente refletir sobre a efemeridade da nossa vida. A Capela dos Ossos é um dos pontos turísticos mais populares de Évora e fica dentro da igreja de São Francisco. A frase na entrada dá uma ideia do que vamos encontrar: “nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. Crânios e fêmures se destacam em uma decoração meio macabra.
A construção é do século XVII e utilizar os ossos foi uma solução para desocupar alguns dos mais de quarenta cemitérios (!) que existiam na região de Évora naquele tempo. A estimativa é de que aproximadamente 5 mil ossos foram utilizados. Ficou curioso, dá uma olhada no vídeo como é essa capela.
Ruínas do século I d.C em Évora
O Templo Romano de Évora, localizado no centro histórico, é o principal símbolo da presença romana na cidade. Passei pelas ruínas muito bem-conservadas. Realmente, nem parece que é do século I d.C. Nos séculos II e III o templo passou por modificações. Mas no século V, com a invasão dos povos germânicos, foi destruído. No entanto, o mais curioso é que as ruínas, que foram incorporadas a uma torre do Castelo de Évora e virou um açougue no século XIV e foi até 1936. Foi esse uso meio incomum das ruínas do tempo romano que ajudaram a preservar.
Restaurante e Loja especializada em conservas
É claro que a gastronomia nunca fica de fora das minhas viagens e, desta vez, como viajei com uma turma muito animada de amigos, fomos ao Fialho e causamos a maior agitação. Comi um típico Bacalhau com Batatas aos Murros.Visitei uma loja muito curiosa, só de conservas! Tem de um tudo: conserva de bacalhau, anchova, salmão, dourada, sardinha e até polvo!
Catedral de Santa Maria e a melhor vista de Évora
Na Catedral da cidade, conhecida como Sé de Évora descobri que por lá se refugiou o povo quando as tropas de Napoleão invadiram a cidade. É a maior catedral medieval de Portugal. Sua construção foi iniciada em 1186, consagrada em 1204 e concluída apenas em 1250. Sua construção em granito é exuberante e a Catedral abriga ainda o Museu de Arte Sacra com pinturas, esculturas e objetos em ouro. O terraço é demais e tem uma vista linda da cidade. Atenção: fecha às 17h, então, não deixe para muito tarde.
Ah… também fiz um passeio de bike delicioso para conhecer a cidade de um jeito diferente.