Me Siga

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.

Tudo sobre os Cenotes na Riviera Maya

Afinal de contas, o que são cenotes? Os cenotes são sítios relíquias que podem ser encontrados em Cancún, na Riviera Maya e em Tulum, esses lugares são tão incríveis que são considerados sagrados pela antiga civilização Maia. 

Os Cenotes na Riviera Maya são reservas de água em grutas calcárias que acabaram sofrendo desgastes por chuvas ou correntes marítimas subterrâneas que criam espaços possíveis de abrigar uma série de aventuras deliciosas, como nado e mergulho, ou simplesmente um passeio relaxante pelas águas. 

RelacionadoPosts

Uma curiosidade é que provavelmente pronunciamos “Cenotes” do jeitinho que podemos ler, mas todos os nomes são provenientes das línguas maias e têm uma pronúncia bastante diferente da nossa. Mas longe disso ser um problema, os Cenotes na Riviera Maya são uma oportunidade de aprender um pouco mais dessa cultura tão fascinante. 

Leia também: Xcaret Park, um paraíso mexicano

Cenotes na Riviera Maya: curiosidades desse paraíso

Num passeio pela Península de Yucatán, no Ecopark Kantun Chi, Patty Leone nos mostra um pouquinho de cinco cenotes abertos para visitação e prova o porquê deles serem considerados um dos lugares mais bonitos do mundo. 

Antes de conhecer os Cenotes na Riviera Maya, é preciso seguir apenas dois passos: vestir sua roupa de banho e tomar uma ducha, assim as toxinas de cosméticos, por exemplo, não contaminam as belas águas dos Cenotes. E claro, um colete salva-vidas também pode ser uma boa ideia.

Com nomes um pouquinho desafiadores de pronunciar, os cenotes na Riviera Maya guardam as raízes de árvores que foram consideradas como uma ligação entre deuses e a Terra. Para nós, essas árvores são conhecidas como paineiras e é possível encontrar essas raízes passeando pelas águas escondidas. 

Esses rios subterrâneos possuem cerca de 180 quilômetros e o parque tem o cuidado de investir em um fio condutor para que os visitantes sigam um caminho que não seja prejudicial para essa natureza tão única. Durante o passeio, estalactites, pedras com pontas agudas para baixo, são parte do vislumbramento, e todo esse cuidado é porque para que essas preciosidades cresçam são necessários 100 anos para a formação de um centímetro. 

Outra curiosidade histórica sobre os cenotes na Riviera Maya é que há milhões de anos, essas cavernas não eram submersas, e uma prova disso é que em um desses rios subterrâneos foi encontrada a ossada da mulher mais antiga do mundo. Incrível, não? 

Os cenotes na Riviera Maya são paraísos aquáticos preservados há milhares de anos e sua importância social e histórica é gigantesca. Para que esse paraíso não deixe de existir, é importante o cuidado e preservação desse ambiente. Quem sabe não é esse seu próximo destino?

Patty Leone

Patty Leone

Com uma bagagem de mais de 20 anos voando pelo mundo afora, amo dar dicas e compartilhar minhas experiências.

Related Posts

Discussion about this post

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.