Neste post vou falar sobre Évora em Portugal, onde fiquei hospedada no Convento do Espinheiro e fiz Enoturismo pelas vinícolas Cartuxa e Herdade do Esporão. Então, vamos lá que eu tenho bastante informação pra você.

Minha viagem a Portugal começou por Évora, uma cidade histórica linda na região do Alentejo. Além de preservar uma arquitetura que tem até ruínas de um templo romano do século I d.C, Évora tem ainda vinícolas incríveis. Já fiz um post aqui no blog falando sobre o que fazer em Évora.

Hospedagem no Convento do Espinheiro

Começando pela história do Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa – Évora: como o próprio nome diz, foi um convento. Sua construção é do século XV e a suíte real é impressionante. Conta até com um terraço exclusivo com uma vista de tirar o fôlego. A propriedade ficou abandonada por mais ou menos 30 anos, até que em 1999 foi comprada e em 2004 foi reaberta como hotel.

Se você é como eu que adora saber a história dos lugares por onde passa, o Convento do Espinheiro oferece aos hóspedes visita comentada ao Convento de Santa Maria do Espinheiro, todos os dias pelas 17h00.

Além das acomodações com design moderno inspirado nos anos 50, você pode escolher ficar em um dos quartos conventuais com decoração luxuosa. Logo aqui abaixo coloquei umas fotos incríveis de lá para você conhecer melhor..

A área de spa é mais uma atração do Convento do Espinheiro. Em 2009 foi considerado o melhor Spa de Portugal e em 2018 foi premiado pelo World Luxury Spa Awards. As áreas de lazer e piscina têm vistas inspiradoras para a propriedade.

E não posso deixar de destacar a “Cisterna Wine Bar”, uma cisterna gótica do século XV, transformada em um belo lugar para os amantes do vinho. Por lá a gente encontra uma coleção de vinhos incríveis, incluindo alguns produzidos na região.

Convento do Espinheiro Évora

Évora: enoturismo nas vinícolas Cartuxa e Herdade do Esporão

E por falar em vinhos, fiz dois passeios de enoturismo. Neste tipo de viagem, a somos envolvidos na cultura e nos detalhes da bebida. A primeira visita foi na Cartuxa, que produz o Pera-Manca, eleito em 2005 pela Vivino um dos 30 vinhos mais importantes.

Sua produção é bem pequena e exclusiva. Foi um passeio muito bonito por uma propriedade que, originalmente, servia de residência para padres que eram professores universitários em Évora. Além desse espetáculo em vinhos, a Cartuxa também produz azeites deliciosos!

Depois de uma degustação sensacional, passei pela loja para ver de pertinho o Pera-Manca. Pois foi por lá encontrei uma edição comemorativa do vinho para celebrar a relação de Portugal com o Brasil na época do descobrimento. Não sei se gostei mais da garrafa do Pera-Manca ou da caixa de madeira dessa edição especial. É maravilhosa!

A segunda visita foi à Herdade do Esporão, também na região de Évora. Uma das coisas mais interessantes da Herdade é a produção, feita por modo de produção biológico. Além de um passeio incrível pela propriedade, fizemos um almoço-degustação com uma gastronomia de altíssima qualidade.

Essa visitação foi sensacional, não só pela experiência de enoturismo, por onde podemos ver todo o processo de produção. Mas também pela experiência gastronômica com um visual lindíssimo para os campos de cultivo. Mas fique atento: a visita guiada precisa ser agendada com antecedência e, normalmente, duram 1h30. São diversos tipos de visitas disponíveis, inclusive um passeio de bicicleta pela propriedade. Então, se você quer conhecer todas as experiências disponíveis, acesse o site da Herdade do Esporão.

Vinicola cartuxo e herdade do esporão

Assista ao vídeo e faça essa viagem comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *